07 - Quais as melhores IDE's de Java

Quais as melhores IDE’s de Java

Uma IDE nada mais é do que um recurso que surgiu para facilitar o trabalho e otimizar o tempo de programadores. Apesar da certa complexidade no uso dos aplicativos, as IDEs são tratadas hoje como ferramentas essenciais para o desenvolvimento de programação a nível profissional.

Antes disso, nada mais era necessário do que um editor de texto. Ainda que essa seja uma opção bastante interessante para programadores iniciantes, é extremamente inviável para os desenvolvedores mais assíduos, o que os leva a refletir de maneira mais profunda sobre qual a melhor IDE para Java.

IDEs de Java

Isso acontece, pois, a escrita simples de códigos de programação, na maioria das vezes, permite um aprendizado dos códigos mais efetivos, visto que uma IDE serve para identificar e corrigir os erros do programa.

Quando se tratam de programas iniciais, a quantidade e a complexidade de linhas é menor, tornando os erros rapidamente corrigíveis. Já nos mais avançados, os códigos são bastante extensos e o não uso de uma IDE poderia prolongar significativamente o tempo de conclusão do trabalho.

É devido a tamanha relevância que decidimos desenvolver um artigo para esclarecer de vez suas dúvidas sobre qual a melhor IDE para Java, listando os principais nomes e os comentários mais aparentes nas ferramentas. Confira:

IntelliJ IDEA

Sem dúvidas, o IntelliJ IDEA se encontra entre uma das mais famosas e eficientes IDEs para Java já lançadas até o momento. A ferramenta foi lançada pela empresa JetBrains em 2008, e tem feito sucesso entre os programadores desde então.

Desde sua versão inicial, a aplicação já oferecia recursos bastante importantes, tais como: Suporte a SQL, Java, framework Seam e WebServices RESTful. Atualmente, o foco permanece o mesmo, mas foram desenvolvidas muitas outras ferramentas que acompanharam as atualizações do programa.

Hoje, a ferramenta é lançada em dois principais segmentos. Um deles é pago e chamado de Ultimate, contando com todos os recursos para uso deliberadamente. A outra versão é inteiramente gratuita e denominada Community. Vale lembrar que antes da compra, você poderá experimentar um Trial gratuito durante 30 dias.

Entre os elogios mais mencionados, destaca-se a qualidade dos plugins. Além do ótimo suporte técnico e o sistema descrito como muito intuitivo – ideal para projetos iniciais. Já as críticas se restringem a limitação das funcionalidades disponíveis na versão gratuita.

Ainda assim, o programa se mante altamente elegível no pódio de qual a melhor IDE para Java.

NetBeans

Ao se referir a IDEs ou abordar diálogos sobre o assunto, será extremamente difícil não ouvir pelo menos uma vez o nome NetBeans. Se você já fazia parte desse meio anteriormente, também é bastante raro que nunca o tenha ouvido anteriormente.

O NetBeans não suporta apenas Java, mas sim inúmeras outras linguagens de programação importantes no contexto tecnológico atual. Assim como outras IDEs, tem como principais funções ajudas programadores a amenizar as falhas existentes em seu trabalho, oferecendo ferramentas como: compilar, escrever, editar e remover bugs de código.

Assim como a Java, o NetBeans foi desenvolvido pela Sun Microsystems. Durante muito tempo, a empresa manteve a ferramenta sob seu domínio. No entanto, houve um momento – aliado talvez à compra do Java pela Oracle – em que foi decidida a liberação do código fonte da IDE, com o intuito de torna-la uma plataforma OpenSource.

Talvez tenha sido esse o motivo de tanta popularização da ferramenta ao mencionar qual a melhor IDE para Java. A contribuição da comunidade de desenvolvedores com o projeto impediu que o mesmo permanecesse estagnado, alavancando ainda mais o recurso.

A maioria dos comentários positivos referem-se aos recursos inovadores e a proposta gratuita e OpenSource da IDE, sendo citada inúmeras vezes como a melhor para o desenvolvimento de projetos Java. Já as críticas estão voltadas para os travamentos apresentados e ao sistema ultrapassado.

Eclipse

Assim como as outras IDEs mencionadas, a Eclipse também é multi-plataforma. Ou seja, capaz de trabalhar com diversos tipos de linguagem de programação. No entanto, diferencial da Eclipse está nas funcionalidades que garantem efetivamente o aumento da produtividade dos programadores.

Além disso, todas as suas funções são oferecidas gratuitamente. A interface é bastante fácil de ser utilizada e possui bastante visibilidade para o desenvolvimento inicial de projetos.

Os comentários positivos ressaltam a atuação da comunidade da plataforma, ou seja, a facilidade em encontrar soluções coletivas para os problemas enfrentados. Fala-se também sobre a variedade de plugins e configurações do OpenSource, incluindo sua fácil customização. Nas críticas, encontramos comentários sobre uma interface confusa e instabilidade do programa.

Contudo, a Eclipse ainda é considerada uma forte candidata para o pódio de qual a melhor IDE para Java.

Blue J

Também consiste em uma plataforma gratuita e OpenSource. No entanto, está mais relacionada e desenvolvida com o intuito de ser agradável aos iniciantes na linguagem Java. Trata-se de uma opção simples, poupando os usuários da confusão gerada por programas muito complexos. A criação da IDE BlueJ foi inteiramente voltada para propósitos educacionais e não profissionais. O foco se encontra apenas no aprendizado.

Decidir qual a melhor IDE para Java é uma questão que depende muito do público que é abordado. Se você é iniciante e procura por uma opção simples e prática, essa pode ser a alternativa mais indicada.

Após familiarizar-se com, pelo menos, os recursos básicos necessários para desenvolver projetos mais elaborados com Java, você poderá facilmente migrar para alguma das outras plataformas mencionadas nesse artigo. Esse processo de adaptação é importante, pois evita grandes confusões e permite um desenvolvimento mais linear do usuário como futuro desenvolvedor profissional.

Conclusão

Existem inúmeras IDEs disponíveis para instalação e todas possuem seus prós e contras. No geral, é necessário que o usuário analise os principais prós e contras apresentados e os relacione com seu tipo de uso, analisando também a questão de adaptação com a interface oferecida.

Ao falar em qual a melhor IDE para Java, devemos ressaltar também que esses compiladores surgem para facilitar todo o processo de desenvolvimento dos projetos, se estendendo à toda a execução da aplicação.

Por isso, experimente pesquisar mais e, se possível, testar as IDEs que pareçam mais agradáveis aos seus olhos. Descubra você mesmo qual a melhor IDE para Java.

Se você tem interesse em aprender sobre Java, leia este artigo aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.