09 - 20 ferramentas de programação que você precisa conhecer!

20 ferramentas de programação que você precisa conhecer!

A programação é um trabalho que exige muito tempo, organização e concentração. É por isso que pessoas da área estão sempre buscando novas ferramentas de programação que otimizassem seu tempo e garantissem maior qualidade ao trabalho em andamento.

Notebook com códigos de programação ilustrando as ferramentas de programação.

Ferramentas de Programação

Há necessidade de se pensar em fatores como comunicação, planejamento e até mesmo automatização. Por isso, selecionamos uma série de ferramentas de programação populares e bastante eficientes entre programadores profissionais. Confira aqui:

1-     Slack

O Slack nada mais é do que uma plataforma voltada para comunicação e compartilhamento de projetos. Portanto, ela pode ser muito bem utilizada como ferramenta para programação. A plataforma pode ser acessada de maneira independente a partir do computador ou do próprio celular.

A integração em equipe torna-se mais fácil por meio de ferramentas de programação como essa, já que se torna tão rápida e eficiente quanto nas aplicações de comunicação pessoal que utilizamos diariamente, tais como Whatsapp ou Messenger. O diferencial é o enquadramento em um perfil mais profissional.

2-     Mockflow

O Mockflow nada mais é do que uma aplicação bastante eficiente, utilizada para elaboração de protótipos por meio de mapas mentais ou esboços.

Torna-se bastante útil pois extingue o uso do papel em parte dos projetos e permite uma melhor visualização da ideia antes de colocar a mão na massa, como no caso de um projeto web.

3-     InVision

Uma das funcionalidades mais legais do inVision é a visualização direta da aplicabilidade de seus projetos. Enquanto no Mockflow o resultado era apenas um esboço do projeto, no inVision é possível clicar e animar a tela, como se realmente fosse uma página ou aplicativo.

4-     Code Climate

Revisar códigos e avaliar sua qualidade pode ser uma tarefa bastante trabalhosa, principalmente quanto o projeto em questão é demasiadamente longo.

O Code Climate é uma ferramenta para programação que automatiza essas revisões. Por meio dela, são analisadas questões como repetitividade, complexidade e coerência dos programas elaborados. A aplicação estabelece uma nota para o seu código e indica onde melhorar.

5-     Atom

Editores de texto podem ser extremamente úteis como ferramentas de programação. Esse é o caso do Atom, um editor altamente customizável, que permite que você mesmo escolha os parâmetros que devem ser adotados.

6-     Rollbar

RollBar é uma plataforma que testa e identifica automaticamente problemas em suas aplicações. Assim que uma falha for identificada, o aplicativo informa ao programador sem que seja necessária uma série de testes manuais.

7-     Codeshare

CodeShare é uma ótima ferramenta para programação em equipe. Através dela, é possível criar uma sala online em grupo para explicar conceitos de programação e exibir códigos.

8-     Franz

O Franz nada mais é que um gerenciador de mensagens, que reúne as informações de diversas plataformas em um único lugar, impedindo portanto que quaisquer mensagens sejam esquecidas.

9-     CodePen

CodePen é basicmante uma plataforma colaborativa de busca de códigos. Isso pois nem sempre possuímos a orientação necessária para elaborar um novo projeto desde a estaca zero. Há pessoas que aprendem melhor na prática, e esse é uma ferramenta para programação altamente indicada a elas.

10- Snippi

O Snippi é uma ferramenta de registro de códigos. Na maioria das vezes, acabamos perdendo muito tempo com a escrita de trechos básicos de um código.

Por isso o Snippi é muito útil. Ele torna a escrita mais prática e eficiente a partir do momento em que o autor favorita os trechos desejados e os reutiliza.

11- Draw.io

Draw.io é um site que permite a criação de fluxogramas e mapas mentais. Seu diferencial é que não requer a instalação de nenhum programa e por isso, permite que os projetos sejam exportados para a nuvem.

12- Docker

Docker é uma ferramenta para programação que permite que você crie, execute e disponibilize suas aplicações em forma de containers virtuais.

13- GitLab

É uma ferramenta de hospedagem de códigos tal como o GitHub, mas seus recursos são disponibilizados gratuitamente. Através dessa aplicação, é possível rodar os testes de códigos automaticamente.

14- MeisterTask

O MeisterTask nada mais é que uma espécie de agenda na qual você poderá inserir com detalhes todos os projetos no qual está envolvido, deixando suas tarefas bastante organizadas e poupando o tempo antes gasto com agendas comuns.

15- Cloud 9

Cloud 9 é um site extremamente simples, que tem como principal objetivo realizar as funções básicas de um compilador em seu próprio navegador. Porém, sem que seja necessário fazer a instalação de nenhum programa.

Por meio dele, você poderá desenvolver seus projetos a partir de qualquer máquina em qualquer lugar.

16- Stackedit

StackEdit é uma ferramenta para programação criada para otimizar seu tempo gasto com melhoras na aparência de seus códigos. A partir dessa plataforma, você será capaz de visualizar em tempo real os resultados de suas edições.

17- Uppy

O Uppy é uma aplicação que permite que todos os seus dispositivos de armazenamento online sejam facilmente integrados. Por meio dele, é possível realizar de maneira muito mais fácil o upload de seus projetos de programação web.

18- Kppit

Já se deparou com a dificuldade em salvar sites interessantes que gostaria de ler ou reler mais tarde? O objetivo dessa ferramenta portanto,  é exatamente eliminar esse problema. Por meio dela, você poderá colecionar links em um feed muito bonito e organizado.

19- Tableless

Tableless é uma ferramenta para programação que consiste em um fórum no qual são compartilhadas informações variadas sobre linguagens de programação. O objetivo portanto, é dividir o conhecimento, compartilhando e solucionando dúvidas da maneira que for possível.

20- Can I use

Quando falamos de desenvolvedores web, é necessário tomar bastante cuidado com o conteúdo elaborado, visto que o mesmo pode ser exibido de maneiras diferentes em diferentes maquinas e navegadores.

Can I use é uma das ferramentas de programação que checa e mostra se há falhas nos recursos utilizados que impediriam a visualização integral do conteúdo pretendido.

Essa é uma ferramenta extremamente útil e prática para conferir a qualidade do trabalho oferecido.

Entre tantas aplicações apresentadas, certamente você já deve ter utilizado ou ouvido falar de pelo menos algumas delas.

Se sim, deixe seu feedback a respeito ou sugira novas opções interessantes já testadas.

Se você gostou deste artigo, leia também: Como começar a estudar Programação?

1 comentário sobre “20 ferramentas de programação que você precisa conhecer!”

  1. Primeiramente gratidão pelo excelente conteúdo! Esse post acrescentou muito! “Draw.io”, Esse eu gostei demais! Adorei o blog! PS: Ganhou um novo leitor, grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.