05 - Tudo o que precisa saber para começar a estudar Java

Tudo o que precisa saber para começar a estudar Java

Certamente, você já deve ter ouvido falar de Java ou já pensou em estudar Java. Essa é uma linguagem de programação que está em atividade desde a década de 90, em que fora lançada comercialmente. A plataforma tornou-se tão popular no cotidiano que passou a ser integrada a vários sistemas operacionais existentes.

No contexto atual, navegar normalmente em websites sem que o dispositivo utilizado seja capaz de rodar Java é uma tarefa um tanto quanto difícil, o que mostra a ótima visibilidade desse sistema.

São esses e muitos outros fatores que contribuem diariamente para que novos programadores se interessem por aprender e estudar Java. Sendo assim, se você é mais um dos interessados por tecnologia como essa, está convidado para acompanhar nossa seleção de dicas que esclarecerão de vez suas dúvidas.

Confira aqui: Tudo o que você precisa saber para começar a estudar Java.

Entenda como o Java surgiu

Artigo Tudo o que precisa saber para começar a estudar Java: Imagem com códigos de programação.

Antes de começar a estudar Java, é importante conhecer mais sobre as origens da linguagem. Pois, apesar das mudanças sofridas ao longo do tempo, ainda é nos propósitos iniciais que a plataforma é baseada.

Pode-se dizer que o sucesso do Java se deu quase por acidente, já que mesmo os primeiros objetivos de seu lançamento alcançaram parâmetros jamais esperados, por meio dos quais foi possível sustentar sua constante evolução.

O projeto Java teve início a partir do momento em que a Sun Microsystems, uma empresa americana fabricante de computadores e softwares, lançou a proposta de desenvolver um novo aplicativo para um set-top box, dispositivo mais conhecido como decodificador de canais de tv a cabo.

A empresa tinha como principal intuito modificar alguns aspectos da linguagem de programação C/C++, para permitir assim que a mesma pudesse ser utilizada em um aplicativo portátil.

No entanto, as alterações necessárias foram tantas que a Sun Microsystems acabou gerando uma nova linguagem, que foi inicialmente denominada Oak. O sucesso não foi imediato e só se mostrou presente 5 anos depois, quando a internet passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Foi nesse momento que os desenvolvedores renomearam a plataforma como conhecida hoje: Java.

Vale lembrar que a linguagem Java foi o que permitiu que fossem criados os tão conhecidos e queridos websites. A Sun Microsystems foi vendida em 2009, pertencendo hoje a Oracle.

Saiba de que tipo de linguagem se trata

É extremamente importante ressaltar que o Java é uma linguagem de Programação Orientada a Objetos.

Normalmente, o primeiro contato da maioria dos desenvolvedores se dá por meio da Programação Imperativa, e é por isso que aprender Java sem a mínima noção do tipo de programação utilizado pode provocar surpresa.

A Programação Imperativa é aquela que mais aparece em cursos, sejam eles virtuais ou parte da grade curricular de alguns cursos universitários. Nela, os trabalhos são desenvolvidos a partir de algoritmos que dividem o objetivo desejado em uma série de passos antes da execução.

São várias etapas, as mais simples possíveis, realizadas utilizando as funcionalidades da linguagem escolhida. Um ótimo exemplo desse tipo de programação é a Linguagem C.

Já a Programação Orientada a Objetos (POO), compõe um estágio secundário da aprendizagem de programar. Afinal ela exige do desenvolvedor ainda mais do que os recursos de Programação Imperativa. Os exemplos mais famosos desse tipo de linguagem, são ferramentas como Java e Python.

Diferente da Programação Imperativa, a POO não monta os programas baseada em um passo a passo. Para utilizar essa linguagem, será necessário trabalhar com o modelamento de objetos em ações, características e funções a serem desempenhadas por eles.

Sendo assim, é importante lembrar que aprender Java exigirá um pouco mais do programador. No entanto, todo esforço é válido, possuindo altíssimo potencial para colocar o profissional um nível acima dos restantes.

Conheça a importância da lógica de programação

Sem dúvidas, a lógica de programação é uma das bases fundamentais para obtenção de sucesso em seus trabalhos. Seja para aprender Java ou qualquer outra linguagem, ter conhecimentos de lógica é essencial e te permite entender os pilares do universo da programação.

Você só estará pronto para embarcar na programação com Java e POO em geral. A partir do momento que conseguir entender e realizar com facilidade os processos básicos. A quantidade de material disponível na internet sobre esse assunto é enorme e de fácil acesso. Por isso, é extremamente válido tirar um tempo e dedica-lo a esse fim.

Essa medida com certeza evitará muitos problemas futuros, principalmente durante grandes projetos, tornando-os mais facilmente executáveis.

Acesse o Java Tutorial

Após saber mais a respeito do que se trata e como funciona a plataforma Java, você pode utilizar o Java Tutorial. Esta será uma ferramenta extremamente útil ao longo do seu aprendizado.

Esse recurso é tão bem avaliado e cotado pelos programadores, que se tornou capaz de agradar tanto os novatos quanto os mais experientes na área. O site é extremamente completo, podendo ser visualizado como página ou através do download de um aplicativo próprio.

A organização é realizada em caminhos, os chamados “trails”. Através dos trails, você poderá efetuar uma série de lições disponibilizadas, que tem como principal função solidificar o conhecimento adquirido.

Essa plataforma é considerada atualmente uma das mais completas, contando com inúmeras contribuições de usuários, que motivam o crescimento conjunto. Por isso, extraia o máximo possível do Java Tutorial.

Para estudar Java livros e cursos são sempre bem-vindos

A tecnologia tem ganho um espaço muito grande no cotidiano atualmente. Por isso, a quantidade de fontes de informação sobre o assunto é muito grande.

Se você tem um tipo de perfil que absorve melhor o conhecimento através de aulas e cursos em geral, irá encontra-los com facilidade. Contudo, se deseja aprender de maneira mais aprofundada, obtendo um conhecimento mais teórico, há também inúmeros livros que viabilizam isso.

Por fim, nossa visão geral sobre o assunto é: Dedique seu tempo para aprender Java. Afinal, este é um excelente investimento pessoal.

Se você se interessa por tecnologia e informática, esses estudos poderão compor um novo caminho profissional. Por isso, nossa dica é: manter-se informado e sempre atualizado, caso pense em traçar uma carreira na área.

Se você tem interesse em estudar Java ou programação leia este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.