01 - Android ou iOS? Em qual sistema devo desenvolver?

Android ou iOS? Em qual sistema devo desenvolver?

Já pensou em desenvolver apps para Android ou iOS? Não sabe como começar? Conhece um pouco de programação, mas não o suficiente? Quer saber qual a melhor linguagem? Quer saber quais os principais passos para que possa desenvolver seu app?

Então você está no lugar certo! Pois abordaremos as respostas para tais perguntas e muitas outras que surgirão ao longo de nossa explicação.

Como escolher?

Quando o assunto é desenvolver apps para Android ou iOS você deve realizar três importantes perguntas? Qual a funcionalidade do app? Quais os usuários do app? Qual sistema o app vai atender?

Artigo Android ou iOS? Imagem com uma mão segurando um celular com sistema android.

Primeiramente você deve definir qual será a funcionalidade do aplicativo. Afinal, é nisto que consistirá a ideia central do aplicativo, que na maioria dos casos facilitará um trabalho ou irá entreter o usuário.

Caso não tenha uma ideia, mas mesmo assim queira desenvolver, existem alternativas. Uma das alternativas é desenvolver aplicativos com ideias similares a outros apps reconhecidos. Tais como Uber, iFood, entre outros.

Em um segundo momento, você precisará saber quais usuários irão utilizar seu aplicativo. Este passo consiste em compreender seu público.

É interessante identificar esse público, pois assim, você poderá dedicar um app para uma dada faixa etária, gênero, classe social ou qualquer outra classificação de uso social.

Tal aspecto é importante pois, a tendência é que você desenvolva o app para os usuários que mais usam, agradando mais e fazendo que o usem por mais tempo.

A terceira, e não menos importante pergunta, é sobre o sistema operacional que o app irá utilizar. O sistema é, majoritariamente, dividido em duas fatias, Android e iOS.

Qual a diferença entre os sistemas?

O Android é utilizado pela maioria dos usuários que possuem celular, enquanto o iOS tem uma pequena fatia.

Sugerimos uma atividade mental para que possa comprovar nossa afirmação. Pense em quantas pessoas você conhece e quantas delas tem um iPhone. Agora, pense em quantas delas tem qualquer outro celular que não seja iPhone.

Viu? A maioria, quase que total, de todos celulares que não são iPhone são Android e esse é um dos motivos do Android ser um dos melhores sistemas para desenvolver app, pela sua popularidade.

Então quando um usuário que desenvolver app para ios e android ele deve saber que Android será a maior base de usuários, tendo mais acesso, mais downloads e tudo mais. Desta forma, torna-se muito mais rentável e impactante um aplicativo no sistema Android do que no iOs.

Outro ponto importante…

Existem porém, alguns aspectos que podem ser observados tanto positivos, como negativos. É o caso da segurança de sistema Android.

O Android é um sistema livre e portanto, qualquer um com os devidos conhecimentos pode alterar.

Vamos fazer mais uma analogia. Imagine que celulares são baús com um cadeado. Todos os celulares com sistema Android tem o mesmo cadeado e todos os celulares com iOS tem outro tipo de cadeado.

Se você quiser melhorar a segurança de um dos cadeados, com qual gostaria de trabalhar? É provável que escolher trabalhar com o tipo de cadeado que mais tem no mercado seja a melhor opção. Desse modo, se você conseguir uma solução para essa segurança, venderá mais.

Apesar desse ponto positivo da segurança do Android, tem também o ponto negativo. Imagine um usuário malicioso que quer abrir esse cadeado. Ele sempre tentar abrir o maior número de cadeados que são encontrados em plataformas Android.

É por este motivo que a segurança de sistemas Android pode ser vista tanto como positiva como ponto negativa.

Um dos maiores desafios para os usuários que desejam desenvolver app para iOS e Android é a falta de conhecimento de uma linguagem de programação.

A linguagem de programação é o que permite a comunicação com um computador para coleta de dados dos usuários e então manipulação dos dados. Simplificando, é a programação que faz com que ao clicar em um botão, apareça por exemplo uma imagem.

Qual linguagem de programação devo usar?

Agora temos outro importante passo para desenvolver apps, seja para Android ou iOS. A linguagem de programação.

O sistema Android, por ser livre, é mais fácil de desenvolver e usa a linguagem Java. A linguagem Java possibilita uma grande facilidade de desenvolvimento. Já ouviu falar em Java? A seguir, uma breve descrição.

O Java é a base para desenvolver aplicativos em sistemas Android. Sendo assim é quase que imprescindível o domínio dessa linguagem.

As vantagens do Java são que esta é uma linguagem estaticamente tipada, ou seja, é necessário declarar as variáveis antes de usá-las. Isso resulta, entre outras coisas, em um código, na maioria das vezes, organizado.

Além disso, é uma linguagem orientada a objetos. A definição de orientada a objetos é aproximar os objetos da linguagem do mundo real.

Qual dos sistemas sugerimos? Android ou iOS?

Agora você já sabe o suficiente para conseguir definir qual sistema irá escolher para o seu aplicativo.

Apenas para fixação, vamos reforçar. Para fazer a escolha correta você precisará definir:

  • A ideia central do app
  • As características dos usuários que utilizarão o app
  • O sistema que o app irá atender
  • E aprender a linguagem de programação para desenvolvê-lo

Apenas como sugestão, indicamos desenvolver utilizando linguagem Java para a plataforma Android, pois o número de usuários é maior.

Em nosso breve guia de desenvolver aplicativos, seja ele Android ou iOS, destacamos o Android como principal sistema.

Isso é devido ao fato de que ele é um sistema com maior número de usuários. Portanto, ele torna-se mais fácil de desenvolver e menos burocrático.

Tudo isso torna seu desenvolvimento muito mais acessível se comparado, por exemplo, ao sistema iOS.

Esperamos ter lhe ajudado para que possa desenvolver seu aplicativo. Seja ele para Android ou iOS.

Caso tenha interesse, pesquise por cursos para que possa conhecer mais sobre programação e desenvolver seus aplicativos para Android.

Sugerimos para você, este curso que tem como foco na capacitação do aluno para que possa aprender modelar, desenvolver e distribuir aplicativos utilizando o sistema Android.

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Alguma ideia?

O que acha de montar um grupo de interessados e desenvolver um app em grupo? É uma ideia fantástica que pode render frutos como conhecimento e novas amizades!

1 comentário sobre “Android ou iOS? Em qual sistema devo desenvolver?”

  1. Ótima postagem, parabéns! O problema é que quando a gente acostuma com o Iphone é difícil (quase impossível) voltar para o Android. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.