Cyberdefense
A defesa cibernética é um mecanismo de defesa de redes de computadores que inclui resposta a ações e proteção de infraestrutura crítica e garantia de informações para organizações, entidades governamentais e outras redes possíveis. A defesa cibernética se concentra na prevenção, detecção e fornecimento de respostas oportunas a ataques ou ameaças, para que nenhuma infraestrutura ou informação seja violada. Com o crescimento em volume e a complexidade de ataques cibernéticos, a defesa cibernética é essencial para a maioria das entidades, a fim de proteger informações confidenciais e proteger ativos.
Ao alinhar o conhecimento das ameaças que você enfrenta com a compreensão do seu ambiente, você pode maximizar a eficácia dos seus gastos com segurança e direcionar seus recursos para os locais críticos. Tudo isso é direcionado à sua estratégia de negócios, identificando onde ela pode estar em risco, desde uma variedade de ameaças, desde um invasor malicioso até ameaças avançadas persistentes (APT).
A defesa cibernética abrange uma ampla gama de atividades essenciais para permitir que sua empresa se proteja contra ataques e responda a um cenário de ameaças em rápida evolução. Isso incluirá dissuasores cibernéticos para reduzir seu apelo aos atacantes, controles preventivos que exigem que seus ataques sejam mais caros, capacidade de detecção de ataques para identificar quando o alvo é seu e recursos de reação e resposta para repelir eles.
O Mercado de Defesa Cibernética
Com as recentes mudanças no cenário global de segurança da informação, incluindo aspectos legais como GDPR e LGPD, o aumento das ameaças de sequestros e/ou vazamentos de dados e o crescimento no uso de PaaS/SaaS, a procura por profissionais capacitados em ferramentas de cyberdefense ampliou-se tanto no mercado nacional, quanto em outros países que compreendem os riscos da preparação inadequada na defesa da integridade e privacidade de dados digitais.
Analistas de segurança da informação, Security Officers, Ethical Hackers e demais profissões relacionadas estão em alta e podem proporcionar ao profissional capacitado boas ofertas de trabalho com valores de remuneração acima da média de outras profissões da área de TI.
O Profissional de Ciberdefesa
Um profissional de ciberdefesa planeja, implementa e monitora processos, recursos e tecnologias que seja capazes de identificar ameaças e mitigar riscos em ambientes computacionais. O perfil de alguém que atua na área exige comprometimento, sigilo, ética, responsabilidade e a capacidade de lidar com situações de crise com calma e bom senso.
Um profissional de ciberdefesa executa várias atividades, destacando-se:
- Análise de código - Avaliar riscos de vulnerabilidades no código de aplicações usando ferramentas especializadas;
- Avaliação de vulnerabilidades - Detectar e mitigar riscos relacionados a vulnerabilidades de softwares, sistemas, hardwares e ambiente físico;
- Implantação de ferramentas automatizadas - Inserir no ambiente computacional de ferramentas especializadas e automatizadas que permitam detectar comportamento anômalo e executar contra medidas;
- Monitoramento e conscientização - Educar e conscientizar os colaboradores da organização sobre riscos e boas práticas de segurança da informação.
As tarefas dos analistas de ciberdefesa estão relacionadas com outras atividades periféricas, tais como:
- Gestão de redes e firewall;
- Gestão de sistemas operacionais;
- Ethical Hacking;
- Processos e boas práticas;
- Normas e leis associadas à segurança da informação ;
- DevSecOps;
- SIEM;
- DLP.
Benefícios da Carreira de Ciberdefesa
Dentre as principais vantagens dos conhecimentos em ciberdefesa, destacam-se:
- Boa Remuneração: Como o mercado atual é carente de profissionais especializados, é possível encontrar vagas com valores atrativos de remuneração;
- Reconhecimento profissional: Há uma grande valorização de profissionais especializados em ciberdefesa;
- Longevidade da profissão: Para a maioria das empresas, a área de segurança da informação ainda é um grande desafio. Boa parte não conta com processos e ferramentas adequados para prevenir as ameaças atuais, o que tende a gerar relacionamentos de longo prazo com os responsáveis pela segurança da informação em seus ambientes tecnológicos.
Desafios da Profissão de Ciberdefesa
Dentre o que deve ser considerado ao optar pela capacitação, os principais desafios encontrados hoje seriam:
Conhecimento multidisciplinar
Profissionais de segurança da informação precisam conhecer a nível macro todos o universo relacionado à aŕea de tecnologia da informação.
Experiência
A confiança na capacidade de um profissional de segurança da informação cresce junto com os títulos e certificações agregados ao seu currículo. O tempo atuando na área também é um fator levado em consideração. Porém, diferente de profissões de TI, avaliações de capacidade prática são muito mais frequentes.
Aprendizado Contínuo
A aprendizagem é um processo contínuo. Profissionais de ciberdefesa têm de estar sempre cientes de vulnerabilidades e ameaças que surgem, além de estarem a par de novas tecnologias e mudanças no cenário dos ambientes computacionais.
Suricata
O Suricata é um mecanismo de detecção de ameaças de rede gratuito e de código aberto, maduro, rápido e robusto.
O Suricata é capaz de detecção de intrusão em tempo real (IDS), prevenção de intrusão em linha (IPS), monitoramento de segurança de rede (NSM) e processamento pcap offline. O Suricata inspeciona o tráfego da rede usando uma linguagem poderosa e extensa de regras e assinaturas, e possui um suporte poderoso de script Lua para a detecção de ameaças complexas.
Com formatos de entrada e saída padrão, como integrações YAML e JSON com ferramentas como SIEMs existentes, o Splunk, o Logstash / Elasticsearch, o Kibana e outros bancos de dados tornam-se fáceis. O desenvolvimento orientado para a comunidade de ritmo acelerado do Suricata se concentra na segurança, usabilidade e eficiência.
O projeto e código Suricata é de propriedade e apoiado pela Open Information Security Foundation (OISF), uma fundação sem fins lucrativos comprometida em garantir o desenvolvimento e o sucesso sustentado da Suricata como um projeto de código aberto.
Zeek
O Zeek é um analisador de tráfego de rede passivo e de código aberto. É principalmente um monitor de segurança que inspeciona todo o tráfego de um link em profundidade em busca de sinais de atividade suspeita. Mais geralmente, no entanto, o Zeek suporta uma ampla gama de tarefas de análise de tráfego, mesmo fora do domínio de segurança, incluindo medidas de desempenho e ajudando na resolução de problemas.
O benefício mais imediato que um site obtém na implantação do Zeek é um extenso conjunto de arquivos de log que registram a atividade de uma rede em termos de alto nível. Esses registros incluem não apenas um registro abrangente de todas as conexões vistas na transmissão, mas também transcrições da camada de aplicação, como, por exemplo, todas as sessões HTTP com as URIs solicitadas, cabeçalhos de chave, tipos MIME e respostas de servidor; Solicitações de DNS com respostas; Certificados SSL; conteúdo chave de sessões SMTP; e muito mais.
Por padrão, o Zeek grava todas essas informações em arquivos de log separados por tabulações bem estruturados, adequados para o pós-processamento com software externo. Os usuários podem, no entanto, também escolher entre um conjunto de formatos de saída alternativos e back-ends para fazer interface diretamente com, por exemplo, bancos de dados externos.
Wazuh
O Wazuh é uma solução livre de monitoramento de segurança, de código aberto e pronta para detecção de ameaças, monitoramento de integridade, resposta a incidentes e conformidade. O Wazuh é usado para coletar, agregar, indexar e analisar dados de segurança, ajudando as organizações a detectar intrusões, ameaças e anomalias comportamentais.
Como as ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas, o monitoramento em tempo real e a análise de segurança são necessários para a rápida detecção e correção de ameaças. É por isso que nosso agente leve fornece os recursos de monitoramento e resposta necessários, enquanto nosso componente de servidor fornece a inteligência de segurança e realiza a análise de dados.
O Wazuh aborda a necessidade de monitoramento e resposta contínuos a ameaças avançadas. Seu foco é fornecer a visibilidade certa, com insights para ajudar os analistas de segurança a descobrir, investigar e responder a ameaças e atacar campanhas em vários endpoints.
O Wazuh ajuda a detectar processos de exploração ocultos que são mais complexos que um padrão de assinatura simples e que podem ser usados para burlar os sistemas antivírus tradicionais. Além disso, o agente Wazuh fornece recursos de resposta ativa que podem ser usados para bloquear um ataque de rede, interromper um processo mal-intencionado ou colocar em quarentena um arquivo infectado por malware.
Sagan
O Sagan é um mecanismo de análise de logs. Foi projetado com um Security Operations Center (SOC) em mente. Isso faz com que as operações da Sagan sejam diferentes das ferramentas de análise de log.
O Sagan é projetado e destinado a analisar logs em muitas plataformas diferentes em muitos locais diferentes. Um princípio de direção por trás do Sagan é fazer a “análise pesada” antes de colocar o evento na frente de um ser humano. Outro princípio de condução é fazer toda a análise de logs em “tempo real”. Este também é um fator diferenciador no Sagan. Em um ambiente SOC, esperar por horas para simples análise não é uma opção. O atraso na análise dá ao invasor uma vantagem, pois ele não foi detectado na rede durante esse tempo de atraso.
Graylog
O Graylog é uma solução líder no gerenciamento centralizado de registros criada para abrir padrões para captura, armazenamento e habilitação de análises em tempo real de terabytes de dados de máquinas. Oferece uma melhor experiência ao usuário, tornando a análise extremamente rápida e eficiente, usando uma arquitetura econômica e flexível.
Milhares de profissionais de TI confiam na escalabilidade do Graylog, no acesso abrangente a dados completos e na experiência excepcional do usuário para solucionar problemas de segurança, conformidade, operacionais e DevOps.
Desenvolvido especialmente para a análise moderna de logs, o Graylog elimina a complexidade da exploração de dados, auditorias de conformidade e caça às ameaças, para que seja possível encontrar com rapidez e facilidade o significado nos dados e agir com mais assertividade e pontualidade.
Conhecimento em informática, ou utilização de computadores windows ou linux, básico de redes e noções de programação
- Sistemas operacionais
- Redes de computadores
- Hardware
- ITIL
- CobIT
- ISO/IEC 27000
- Desenvolvimento de sistemas
Apostila Digital e Certificado Profissionalizante.
Curso Online ao Vivo de Cyberdefense
O curso de Cyberdefense também está disponível na modalidade Online Ao vivo. As aulas são transmitidas, diretamente de Curitiba/PR em tempo real, como se você estivesse dentro da sala de aula.
Você pode assistir as aulas de Cyberdefense e desfrutar da experiência da sala de aula de qualquer lugar (com acesso à internet) no momento em que as aulas acontecem.
O aluno que estiver online terá a mesma experiência que os alunos presenciais, podendo realizar perguntas no horário destinado via chat ou microfone, e interagindo diretamente com o instrutor mostrando seus exercícios, via compartilhamento de tela.
Faça o treinamento de Cyberdefense de qualquer lugar do Brasil.
Quais os benefícios de participar do curso na modalidade online ao vivo?
- Participe das aulas diretamente do conforto da sua casa;
- Você que é de outra cidade ou estado poderá ter toda a qualidade dos cursos Elaborata na sua casa, sem se preocupar com custo de viagens e hospedagem;
- Você que é de Curitiba poderá fazer o curso economizando gastos como transporte público ou estacionamentos;
- Poderá tirar todas as suas dúvidas e compartilhar experiências com o instrutor e os alunos via chat, microfone e compartilhamento de tela;
- Terá acesso ao material digital como apostila, apresentações e exercícios, além de materiais complementares;
- Você receberá seu certificado digital por e-mail.
Requisitos Técnicos para o curso online ao vivo
O formato Online ao Vivo da Elaborata Informática necessita de alguns requisitos mínimos para acesso ao curso por parte do aluno. São eles:
- Possuir uma conexão mínima de 5Mbps;
- A Elaborata enviará um link com o acesso a sala de treinamento. Ao clicar no link, o plugin necessário para assistir às aulas será instalado. Esse procedimento deverá ser executado antes do início das aulas;
- É desejável que o aluno tenha um headset para poder participar do tira dúvidas via voz;
- Para que o aluno possa participar de todos os exercícios e laboratórios ministrados no treinamento, é imprescindível que ele tenha instalado em seu computador, antes de começar o curso, o software para o treinamento ou baixado a Máquina Virtual disponível para a aula prática;
- O aluno tem ciência e se responsabiliza por providenciar os requisitos mínimos aqui apresentados para participar das aulas;
- As aulas Online ao Vivo não poderão ser realizadas em máquinas que utilizam Sistema Operacional Linux.
Requisitos para participantes que utilizam PC
- Windows 7 e 8: Internet Explorer 11 ou posterior,
- Windows 10: Internet Explorer 11 ou posterior, Mozilla Firefox atualizado ou Google Chrome atualizado;
- Ter instalado Windows 7, 8 ou 10;
- Dual-core 2.4GHz CPU ou superior com 2GB de memória RAM (desejável).
Requisitos para participantes que utilizam Mac
- Safari atualizado, Firefox atualizado ou Google Chrome atualizado;
- Mac OS X 10.5 - Leopard ou superior;
- Intel processor (1GB de RAM ou superior recomendado).