06 - Por que ainda vale a pena aprender Java em 2018?

Por que ainda vale a pena aprender Java em 2018?

É extremamente fácil perceber o quanto a tecnologia apresenta uma forte tendência a se tornar rapidamente obsoleta. Ainda mais com o surgimento de novas ferramentas. Por isso, sempre devemos nos manter atentos a identificar as melhores opções disponíveis. Dessa forma podemos aproveitá-las ao máximo. Pensando dessa forma, alguns estudantes de programação podem pensar: “Vale a pena aprender Java em 2018?”.

Descubra isso agora mesmo com este artigo!

Por que aprender Java?

Certamente, você já deve ter ouvido falar da linguagem Java. Ainda que a mesma tenha sido criada há mais de 25 anos atrás, suas aplicações ainda alcançam bastante destaque. Sendo executada em uma imensidão de dispositivos. Na maioria das vezes, trata-se de uma ferramenta essencial para garantir que sua experiência virtual seja realmente boa.

06 1024x683 - Por que ainda vale a pena aprender Java em 2018?

Essa interdependência da internet e do Java sempre existiu. A linguagem só ganhou seu devido reconhecimento a partir do momento em que surgiram os websites, no padrão “www”, já que a navegação virtual precisava de uma plataforma de programação que fosse portátil e a Java foi considerada a opção mais relevante naquele momento.

Mesmo com tamanha aplicação, a linguagem Java ainda é duramente criticada por sua complexidade. Na maioria das vezes, essas críticas levam até os desenvolvedores mais experientes a questionarem se aprender Java é uma boa opção. Assim preparamos uma série de argumentos que te ajudarão a decidir se você deverá ou não se dedicar a esses trabalhos.

Confira a seguir os principais motivos para aprender Java:

1) Linguagem fácil e muito eficiente

A facilidade de leitura dessa linguagem se deve ao fato de sua escrita ser inteiramente baseada na língua inglesa. Naturalmente, o idioma tem sido cada vez mais presente no cotidiano e, por isso, é bem provável que haja facilidade na interpretação dos códigos. Por isso, se você já possui um histórico de fluência em inglês ou se interessa por estudá-lo, também terá facilidade em aprender Java.

No entanto, o diferencial é que a acessibilidade dessa linguagem não atribui limitações à sua aplicabilidade, ou seja: ainda que sua leitura seja bastante simples, consegue abranger desde os sistemas mais simples até os mais complexos, que requerem alto grau de segurança nas operações. Um bom exemplo para isso são os sistemas bancários.

2) Muito utilizada

A versatilidade da linguagem permitiu que ela pudesse ser englobada pelos mais variados tipos de dispositivos, são celulares, computadores e até mesmo TVs trabalhando com Java.

Como a linguagem foi muito bem aceita no mercado, conquistou seu espaço por um intervalo de tempo ainda indeterminado. Contudo, pode-se dizer que a perspectiva traçada para os negócios dessa plataforma é bastante longa.

Constantemente, mais pessoas têm se envolvido com Java. Isso faz com que seus problemas sejam cada vez menos frequentes. As gerações e gerações de trabalho solucionam problemas e tornam o recurso mais eficiente para as funcionalidades aplicadas. Tal ocorrido apenas foi possível devido ao legado cultivado ao longo da utilização da linguagem.

Assim, a demanda por desenvolvedores passa a ser bastante alta, já que os requisitos aumentam e, como consequência, temos um aumento da percepção de problemas. Aprender Java torna-se uma alternativa eficiente a partir do momento em que podemos confirmar a necessidade desse tipo de profissional no mercado.

3) Ótima remuneração

Apesar de estar em vigor há mais de 25 anos, a linguagem Java ainda se encontra em um patamar de desenvolvimento. Como inúmeras empresas utilizam a plataforma, a complexidade crescente dos problemas, unida ao grande mercado em vigor atualmente, foram capazes de valorizar o trabalho de desenvolvedores Java.

Desse modo, o serviço oferecido conta com remunerações muito boas, entre as mais interessantes do mercado atual. As empresas pagam para que seja possível extrair ao máximo o potencial da Java. Por isso, busque ao máximo sempre expandir seus conhecimentos, mantendo-os atualizados e eficientes.

Todos os aspectos até então mencionados instigam jovens programadores a aprender Java. Embora a linguagem exija um pouco mais do usuário durante o processo de aprendizagem, é válido lembrar que as oportunidades a serem disponibilizadas com o passar dessa fase são muitas, igualmente lucrativas.

Essa linguagem representa um passo muito importante na evolução pessoal e profissional de programadores. Afinal ela trabalha com um tipo de programação mais avançado, chamado de Programação Orientada a Objetos.

4) Ampla documentação

Por se tratar de uma linguagem de programação lançada há mais de 25 anos, foi possível reunir uma vasta quantidade de livros, documentos e materiais em geral, tais como novas bibliotecas utilizadas com o intuito de aprimorar os programas desenvolvidos.

Essa característica é resultado de inúmeros investimentos, seja por parte de empresas ou comunidades, que permitiram a criação de uma série de frameworks. Estes pelos quais foi possível tornar o trabalho de desenvolvedores muito mais simples e prático.

Trata-se de um Open Source extremamente amplo, pois a linguagem Java é atualmente uma das mais utilizadas no mundo. O desenvolvimento em conjunto é uma peculiaridade que permite que cada vez mais recursos sejam explorados pelos programadores. Mantendo assim o uso do recurso sempre vivo, e fazendo com que aprender Java seja uma atividade cada vez mais rentável.

5) Comunidade ativa

Os anos permitiram que a comunidade dedicada a aprender Java fosse cada vez maior. Ao mesmo passo em que o uso da internet como um todo conseguiu obter ferramentas ainda mais modernas, passaram a surgir ambientes coletivos onde foi trabalhado esse tipo de conhecimento. Hoje, a comunidade Java conta com inúmeros grupos, fóruns, blogs e sites.

Além disso, não se trata apenas de números reunidos ao longo dos anos. Afinal, mesmo com o passar do tempo, os usuários da plataforma mantêm esses veículos de compartilhamento de informações tão ativos e eficientes quando eram no momento em que foram criados.

Ainda assim, se você ainda está iniciando seus estudos na área, não é necessário que se assuste. Os membros dessa comunidade são constantemente renovados, o que permite que novos usuários sejam sempre bem acolhidos. Principalmente com a disponibilização de materiais atualizados e gratuitos.

Desse modo, é por isso que mesmo em 2018, aprender Java ainda é uma alternativa bastante interessante, lucrativa e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.