03 - Preciso estudar algoritmos antes de começar a programar?

Preciso estudar algoritmos antes de começar a programar?

Existem dois possíveis grupos que questionam: é preciso estudar algoritmos antes de começar a programar? Um deles é proveniente de usuários que ainda não iniciaram os estudos em programação. O outro grupo são de estudantes que se encontram estagnados em seu aprendizado.

Nosso principal objetivo é clarear os caminhos com suas respectivas vantagens e desvantagens para auxiliar o internauta a estudar programação.

03 - Preciso estudar algoritmos antes de começar a programar?

Na imagem acima podemos ver parte de um algoritmo para fazer uma coleta de dados. Note que não é preciso nenhum conhecimento avançado para entender algumas partes do código como MsgBox que cria uma caixa de mensagem.

Todavia, para conseguir responder a ambos os grupos, vamos partir do ponto mais inicial possível. Isto é, para aqueles que ainda não começaram os estudos. Depois vamos mostrar os caminhos para os que já iniciaram os estudos.

Iniciando os estudos

Existem várias possíveis abordagens para iniciar o estudo de programação. São elas:

Programação por blocos

É simples, pois é visual e assim o usuário entende primeiro a lógica antes da sintaxe. A sintaxe é o conjunto de símbolos que resulta em uma interpretação da linguagem.

Pseudocódigo

É basicamente escrever os algoritmos sem sintaxe, ou seja, é escrever um passo a passo, similar a uma receita de culinária.

Lógica de programação

A lógica é um dos principais pontos da programação. Estudar estruturas de lógica visa facilitar as diversas formas de fazer um mesmo algoritmo.

Programação por blocos

A programação por blocos é a mais indicada para jovens, adolescentes e a terceira idade. Isso porque é visual e assim incentiva usuários que precisam de um resultado rápido, ou seja, é possível desenvolver um algoritmo simples em questões de minutos. É boa para a compreensão da lógica e estruturas,

A falha da programação por blocos é na parte de desenvolvimento. Por desenvolvimento deve se entender como a facilidade de outros usuários entenderem e conseguirem usar seu algoritmo. Além disso, chega em um ponto onde o usuário não consegue mais desenvolver novos conhecimentos técnicos através da programação por blocos.

Pseudocódigo

O pseudocódigo é a descrição do que o algoritmo faz passo a passo na língua nativa do usuário. É o mais fácil de fazer e pode ser feito mentalmente e em qualquer lugar em que o estudante estiver.

A facilidade pode fazer com que o usuário estagne. Ou então, não explore outros caminhos e isso pode se tornar um obstáculo.

Isso acontece por que o estudante pode deixar de aprender a estrutura de programação justamente pelo fato de não ter uma sintaxe.

Esta é uma forma excelente para iniciar o aprendizado de lógica e é extremamente acessível, porém, é ruim para aprender estruturas de programação.

Lógica de Programação

A lógica de programação consiste em desenvolver algoritmos para realizar determinadas ações com regras básicas de matemática e computação. Existem várias linguagens e com elas varias regras diferentes.

Uma regra fácil de entender para a lógica é a ação e reação. Geralmente através de constatações é possível ver padrões. Veja o ocorrido durante a greve dos caminhoneiros. Vamos usar um evento e resultado. A greve dos caminhoneiros é um evento e um dos possíveis resultados é a escassez de combustível.

É uma forma de similar ao pseudocódigo, mas que exige algum conhecimento sobre estruturas de programação. Contempla todos os pontos positivos do pseudocódigo e permite que o estudante comece os estudos de sintaxe e estrutura.

Estrutura de programação

A maioria das linguagens hoje em dia é orientada a objetos. Assim uma das opções é estudar e compreender os objetos de cada linguagem.

Estudar as estruturas de programação consiste em estudar passo a passo como é feita na maioria dos livros: caracteres, variáveis, strings, condicionais, loops, entrada e saída de arquivos, funções, classes e muitos outros.

Estudar as estruturas de programação talvez seja uma das formas de aprendizado mais sólidas. A principal desvantagem é que é muito o aprendizado é lento e assim demora muito para começar a colocar em prática e ver algum resultado consistente.

Estudar os algoritmos

Por último estudar algoritmos. Consiste na leitura de algoritmos prontos na tentativa de compreender seus funcionamentos.

Vamos falar mais profundamente de cada uma das possibilidades anteriormente apontadas e destacar as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Muitas linguagens têm palavras em inglês em sua sintaxe e isso pode possibilitar que seja compreendida em grande parte. Desta forma é possível sim começar a estudar algoritmos com o intuito de aprender programação.

Esta é a forma funcional mais rápida de aprendizado e extremamente útil para estudantes que desejam fazer pequenas alterações. A principal desvantagem do método é que pode induzir ao copiar e colar que faz com que o aprendizado se torne muito temporário se não for praticado de outras formas para fização do aprendizado.

Quais as melhores formas de aprender programação?

Então chegou a hora de escolher as melhores formas para aprender uma linguagem de programação. Se você é jovem ou faz parte da terceira idade que desbrava a tecnologia comece com programação por blocos e não se esqueça de estudar os algoritmos.

Se quer fazer, fez ou queria ter feito um ensino superior voltado a área de computação estude as estruturas de programação e quando quiser mais material para enriquecer o aprendizado, veja um algoritmo pronto e tente fazer modificações nele.

Quer resolver um problema rapidamente? Procure em fóruns de programação sobre o que deseja resolver. Provavelmente alguém já teve a mesma duvida ou até resolveu algo parecido. Para isso é apenas estudar os algoritmos e fazer as alterações que deseja.

Lembrando que muitas linguagens têm muitos termos muitos similares com o inglês por isso o conhecimento em inglês é desejável.

Deixamos claro que a estrutura por blocos deixou as formas convencionais de aprendizado por pseudocódigo ultrapassadas.

Assim a melhor forma de aprendizado para um total iniciante é programação por blocos e depois estrutura de programação.

E cadê estudar algoritmos? Estudar algoritmos pode ser feito em conjunto com todas as outras formas de aprendizado. É extremamente indicada para os que desejam um rápido desenvolvimento.

Para aprender programação é indicado estudar algoritmos, pois aprender programação estudando algoritmos é muito mais produtivo.

Se você gostou desse conteúdo compartilhe com seus amigos!

Leia também este artigo!

2 comentários em “Preciso estudar algoritmos antes de começar a programar?”

  1. Parabéns a Elaborata pelo excelente e esclarecedor post.
    O aprendizado de lógica de programação, seja em qualquer linguagem, não é linear, talvezz por isso gere tanta confusão na cabeça de quem tá começando.
    Esse artigo deixa bem claro e mapeia cada coisa, para minimizar esses impecilhos iniciais de entendimento.
    Abraço e novamente parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.