gestor de tecnologia da informação elaborata informática - Gestor de Tecnologia da Informação: O que faz?

Gestor de Tecnologia da Informação: O que faz?

A tecnologia tem evoluído a passos largos e cada vez mais tem se tornado indispensável em nosso cotidiano. Ela influencia tanto em nossa vida pessoal quanto a profissional.

Com isso, as profissões ligadas a essa temática estão se tornando vitais e seguem em uma constante crescente no mercado. Como é o caso do Gestor de Tecnologia da Informação.

A muito tempo se fala da importância da área de T.I no mercado e com isso a popularidade da profissão cresceu a procura do curso nas universidades, mas você realmente sabe do que a área trata e quais as principais funções de um Gestor de Tecnologia da Informação?

ENTENDA O QUE É T.I

De forma técnica, podemos definir o T.I como todos os aspectos humanos, organizacionais e administrativos vinculados à:

  • Processamento de dados;
  • Engenharia de software;
  • Sistemas de informação;
  • Conjunto de hardware e software;
  • E informática.

Já nas empresas a área de T.I é parte vital para a estruturação de processos e todo o fluxograma que direciona diversas áreas. O responsável em direcionar todas essas importantes atividades é o Gestor de Tecnologia da Informação.

O gestor de T.I é encarregado de desenvolver ferramentas que possam facilitar os processos de gestão de seu departamento, assim como métodos administrativos que possam garantir a segurança das informações, além de sistemas organizacionais para administrar cada uma das atividades de sua equipe de forma inteligente.

Para que você entenda a função mais profundamente, vou listar a seguir as principais responsabilidades do Gestor de T.I, confira!

DEFINIÇÃO DOS PROJETOS DA EMPRESA

Essa é uma das funções mais importantes, já que o profissional deverá definir quais projetos de informática a empresa deverá adotar. Antes disso o gestor de T.I deve avaliar todos os sistemas que a empresa já adota além de sua infraestrutura.

Além da definição dos novos projetos, o Gestor de Tecnologia da Informação deve desenvolver sistemas e projetos que possam facilitar os processos da empresa de acordo com as necessidades de cada setor, pensando sempre em métodos simples, ágeis e eficazes.

GERENCIAMENTO DOS PROJETOS

A partir do momento que são definidos quais projetos serão desenvolvidos na empresa, o Gestor de T.I deve realizar todo o gerenciamento desses projetos, desde a designação do responsável de cada um, até todas as etapas de desenvolvimento, testes, finalização e implantação.

Esse acompanhamento minucioso em todos os projetos tem como objetivo identificar os principais erros e acertos que devem ocorrer ao longo do desenvolvimento, garantindo assim o sucesso na entrega de cada projeto da empresa.

ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA DE DADOS

gestor de tecnologia da informação elaborata informática tecnologia da informação 1 - Gestor de Tecnologia da Informação: O que faz?

A segurança das informações de uma empresa é algo que deve ser tratado com muita atenção. Quando não existe uma política de informação definida e estruturada a empresa corre riscos de ataques onde além de danificar sistemas e maquinários, podem ocorrer ainda vazamento de informações sigilosas e de alta complexidade para a empresa.

O gestor de tecnologia da informação deve definir os sistemas que deverão garantir a segurança das informações de todo o banco de dados da empresa.

COORDENAÇÃO DA EQUIPE

Assim como qualquer outra gestão, o Gestor de Tecnologia da Informação é o responsável por coordenar toda sua equipe. É ele quem irá direcionar funções, prazos, assim como realizar cobranças para que todas as tarefas sejam realizadas de forma satisfatória. Além disso, deverá de garantir a motivação da equipe.

SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

Pode até ser que o gestor de T.I não participe de todo o processo, mas é de suma importância que realize toda a estruturação da vaga e material para seleção. Afinal, é ele que sabe exatamente os pré-requisitos do profissional que fará parte de sua equipe.

O Gestor de Tecnologia da Informação deve desenvolver provas técnicas para facilitar o processo de seleção e identificação dos níveis de conhecimento de cada candidato. Dessa modo, mesmo que o gestor não realize a seleção, o processo ocorrerá de forma satisfatória.

 

CTA INFOGRAFICO 1024x785 - Gestor de Tecnologia da Informação: O que faz?

 

SABER IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DO NEGÓCIO

O gestor de tecnologia da informação deve ter uma visão do negócio como um todo e identificar facilmente suas necessidades e dificuldades. Dessa forma ele poderá desenvolver soluções práticas que possam facilitar o cotidiano de cada colaborador.

Um profissional de alto nível não espera uma solicitação. Está sempre atento às tendências e evoluções do mercado tecnológico com o objetivo de aplicar em sua empresa. 

gestor de tecnologia da informação - Gestor de Tecnologia da Informação: O que faz?

A ÁREA DE T.I É EXTREMAMENTE AMPLA

Como você pôde observar o gestor de T.I possui funções importantíssimas dentro de uma empresa. Por isso esse é um cargo de extrema responsabilidade.

Mas suas funções podem variar ainda mais, já que a área de T.I é extremamente ampla. Ao se formar em T.I o profissional pode se especializar em diferentes áreas como:

  • Infraestrutura;
  • Segurança da informação;
  • Desenvolvimento de sistema;
  • Entre outros.

Dependendo da área ou áreas escolhidas pelo profissional, as funções podem variar. Isso torna, por exemplo, o cotidiano de um Gestor de Tecnologia da Informação de infraestrutura totalmente diferente de um gestor de T.I de segurança da informação.

Existe um lado bom na amplitude da área. As empresas de diferentes segmentos necessitam desses profissionais, dando um leque de opções de trabalhos disponíveis.

APENAS UMA FORMAÇÃO BASTA?

Praticamente toda empresa hoje em dia possui um departamento de T.I. Isso justifica a popularização da profissão, o que significa também, que assim como a necessidade do mercado cresce, o número de profissionais também.

Por isso, não basta apenas ser formado, um gestor de T.I de alto nível está em constante aprendizado. Busque sempre o auto aperfeiçoamento, afinal o mercado tecnológico, assim como mencionamos inicialmente, está em constante evolução.

O profissional que não se renova está correndo um sério risco de ficar para trás no mercado.

“O APERFEIÇOAMENTO É A BASE DO SUCESSO DE UM GRANDE PROFISSIONAL!”

Você sabia o grau de importância do Gestor de Tecnologia da Informação nas empresas? Imaginava o quanto esse profissional é vital para o funcionamento de uma empresa como um todo?

Realmente esses profissionais merecem todo o reconhecimento, pois sem eles grande parte de nossas funções seriam extremamente difíceis e complexas.

O que você achou do artigo? Se gostou, de uma olhada também no nosso outro artigo que da 5 dicas de como alavancar sua carreira de T.I

Quer saber mais sobre o assunto ou sugerir um tema? Deixe aqui nos comentários, terei prazer em respondê-lo.

Logo volto com novidades,

Grande abraço!

Acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades.

CTA INFOGRAFICO 1024x785 - Gestor de Tecnologia da Informação: O que faz?

1 comentário sobre “Gestor de Tecnologia da Informação: O que faz?”

  1. Pingback: 7 Sinais que você é expert em Tecnologia da Informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.